A nossa história iniciou-se no final da década de 70, em consequência do fechamento de uma escola em nossa cidade.

Três mulheres, dinâmicas, firmes e corajosas, preocupadas com uma educação de qualidade, apoiadas pelos seus esposos e respaldadas pela sociedade Ireceense, fundaram a Escola Dinâmica de Irecê, com o firme propósito de formar cidadãos críticos e conscientes.

Nos primeiros anos de funcionamento, os cursos oferecidos pela Instituição eram Educação Infantil e de 1ª a 4ª séries, com turmas pequenas.
O processo pedagógico utilizado na Educação Infantil, baseava-se nos princípios Piagetiano: buscando sempre respeitar as individualidades de cada criança.

A qualidade dos serviços oferecidos fez com que a Instituição crescesse, pois nos meados da década de 80, tivemos que ampliar as nossas instalações, contratar mais funcionários, professores e coordenadores.

A década de 80 foi marcada ainda por várias transformações, uma das sócias retirou-se da sociedade, pois precisava acompanhar seus filhos a Salvador para cursar a 5ª série, curso que ainda não tínhamos condição de oferecer. Seu espaço foi cedido a outra mulher que também tinha a mesma visão educacional das sócias fundadoras. A terceira sócia, pelos mesmos motivos da anterior, retirou-se também da sociedade, cedendo seu espaço a uma educadora que já trabalhava na Instituição como Coordenadora.

Apesar das incertezas, políticas e econômicas vividas pelo País, a Instituição buscou sempre o constante aperfeiçoamento - de todos envolvidos no mesmo processo - melhorar sempre era vital; ser e fazer sempre o melhor para retribuir aos alunos e as famílias a confiança que eles depositaram na escola.

Escola e família – Caminhando sempre juntas, sempre foi a nossa meta.

Como nós pais e educadores, nos posicionamos diante desse processo? Como educar as nossas crianças para um amanhã seguro? Como conciliar essa divisão de tarefa que é educar?

Mediante essas preocupações a Instituição abre um espaço para palestras, encontros, debates, como substituição à tão tradicional Reunião de Pais. Pois entendemos que a participação da família juntamente com a escola é fundamental para a formação, crescimento e amadurecimento dos nossos alunos.

E na década de 90, precisamente no ano de 1994, atendendo aos anseios das famílias e sentindo a necessidade de darmos continuidade ao nosso Processo educacional, iniciamos os cursos de 5ª a 6ª séries já que a escola era reconhecida até a 8ª série.
Dentre as contratações de novos funcionários, um fato novo foi a contratação de professores homens – o quadro de funcionários na Instituição era de mais de 90% feminino.

À medida que o tempo passava éramos surpreendidas por uma gama de informações que entravam em nossas vidas. Algumas para modernizar o nosso dia-a-dia, outras para manter a atualização do processo tecnológico.

Percebemos então que a Instituição não podia ficar à margem de todas essas modificações, sendo elas tecnicistas ou humanistas, por isso e 1998, firmamos uma parceria com a Rede Pitágoras, pois entendíamos que a Educação deve ser “por excelência”, de alto nível.

Essa parceria veio garantir mais ainda a qualidade do processo ensino-aprendizagem e sua sintonia com as demandas sócio-culturais das próximas décadas.

Ela também nos rendeu bons resultados, somados às expectativas da nossa escola, com o material didático e os encontros dos professores da rede.

Nesses 21 anos a Escola Dinâmica de Irecê esteve presente, procurando desenvolver uma proposta pedagógica que ultrapassasse a visão individualista, desenvolvendo atividades que considerasse a criança em sua cidadania, desde já constituída de seres políticos sujeitos ao seu próprio desenvolvimento. Esse compromisso envolveu uma Ação Educativa cujo objetivo essencial é “a busca de promoção da autonomia moral e intelectual da criança”.

21 Anos – Emancipadas. Próximas a entrar no século 21.

No ano de 2000 iniciamos o nosso Projeto Pedagógico – Diretores, professores, coordenadores, funcionários, pais e alunos, todos envolvidos nessa missão, onde além de garantir a consistência de princípios, a clareza e a autonomia da nossa escola, esse documento serviria de referencial para todas as nossas ações. No final de 2001 já estava totalmente concluído.

Assim, com o nosso dinamismo, olhando sempre para frente e, sonhando cada vez mais alto, demos um grande salto: implantamos o ensino médio (1ª série em 2006, 2ª série em 2007 e 3ª série em 2008).

E ousamos ainda mais, a ESCOLA DINAMICA DE IRECÊ, passou a chamar-se “COLÉGIO EDIMASTER”. Além do dinamismo, a grandeza.

Em 2009, comemorando os 30 anos de nossa escola, inauguramos o Ginásio Poliesportivo do Colégio Edimaster em 08 de março com um culto ecumênico e a presença de todos os funcionários, alunos e pais. Após a solenidade, aconteceram jogos interclasse. Mais uma mudança importante no quadro gestor, após 30 anos de contribuição no Colégio Edimaster, a sócia Eunice Salum Dourado se afasta e traz sua filha Cynthia Salum Dourado para assumir a sua parte.




Rua Maria Conceição Lordelo Nunes, 87
Irecê - BA
(74) 3641 3715
(74) 3641 3433
(74) 99957 3715
colegioedimaster@gmail.com